Sua visão de vantagem nos negócios está levando você a litigar com concorrentes? Que tal desembarcar no século 21?

Sua visão de vantagem nos negócios está levando você a litigar com concorrentes? Que tal desembarcar no século 21?

Vantagem competitiva

Sua empresa conquista uma vantagem competitiva nos negócios se ela apresentar maior capacidade de converter em vendas os seus produtos e serviços, quando comparada à conversão de outros produtos e serviços de igual natureza, no mesmo mercado.

Ora, essa definição, em si, não coloca você e sua empresa em litígio com outros empreendimentos, concorda?

Então você conclui que, nessa nova mirada, a visão de vantagem competitiva pode estar muito mais relacionada à competência e muito menos (ou nada) à competição predatória. Bem-vindo ao século 21!

Agora, que tal perceber essa nova mirada como uma questão de mindset, cuja compreensão coloca os mesmos fatos sob uma perspectiva diferente e, como tal, ela implica um novo posicionamento?

Por outro lado, você concorda que os resultados de sua empresa são um reflexo das estratégias que você decide adotar para gerar vantagem competitiva, correto?

Em futuros posts, vamos ver isso com maior detalhe. Por ora,  é suficiente lembrar que as estratégias para gerar vantagem competitiva se apoiam em vários elementos: por exemplo, num diferencial de qualidade, ou então, no valor versus preço e qualidade. Também se apoiam em certas segmentações que levam em conta a localização geográfica, os aspectos comportamentais ligados à cultura, a distribuição demográfica de uma população e outras características físicas. As estratégias também demandam conhecimento sobre recursos financeiros, físicos, humanos, organizacionais; e baseiam-se em certas competências para o gestor realizar o aproveitamento eficaz de recursos e/ou acionar a capacidade adaptativa da organização diante de mudanças nos processos, nas posições, ou no percurso escolhido.

 

Cooperar pode ser uma vantagem competitiva?

Uma excelente decisão estratégica para alavancar resultados e gerar vantagem competitiva consiste em desenvolver a cultura de cooperação em sua empresa.

Você sabia que a cultura de cooperação é fruto de um processo articulado entre transformações individuais e coletivas?

Você sabia que  desenvolver a cultura de cooperação demanda uma robusta visão sistêmica de sua liderança para conduzir e assegurar a capacidade da organização se adaptar frente às mudanças em seu modus operandis (= processos)?

Por isso, é muito importante você perceber que, para gerar cultura organizacional de cooperação, é preciso  realizar um processo transformador que agregue mais e mais valor às trocas cooperativas, com ganhos a partir de transformações que irão se manter no tempo (e não mais se perder, como acontece muitas vezes).

Esse processo  transformador vai se incorporando às práticas diárias, com consciência, com intencionalidade e, em pouco tempo, você observará que sua empresa estará funcionando coordenadamente, como se fosse uma só equipe.

Como você está percebendo, é altamente recomendável sua decisão estratégica de envolver a empresa num programa de desenvolvimento bem específico, totalmente focado em cultura organizacional cooperativa, complementar porém distinto dos excelentes treinamentos técnicos que você contratou ou ainda irá contratar. Por que?

Porque as ações coordenadas que caracterizam a cultura organizacional de cooperação exigem o funcionamento de estruturas cognitivas específicas para realizar ações e operações de pensamento num outro nível, para além de condutas que se automatizam por repetição no dia a dia.

Hoje sabemos que todas as pessoas têm um potencial inato para se tornarem altamente cooperativos. Na verdade, a razão é que o nosso sistema cognitivo tende a buscar uma lógica em seu funcionamento. Para cooperar, precisamos nos relacionar com o outro, precisamos conquistar essa lógica,  por isso a chamamos de lógica das relações. Sim, isso mesmo! A lógica das relações ou das trocas entre indivíduos. Simples assim.

No conjunto, a cultura organizacional de cooperação funcionará como um dínamo, e com potência fantástica irá reverberar uma tremenda força motriz, por meio de novas e saudáveis relações internas e externas, entre indivíduos, equipes ou coletividades. Você está se dando conta que você talvez tenha hoje um tesouro fabuloso enterrado no jardim…?

NENHUM COMENTÁRIO

ENVIE UM COMENTÁRIO